O bem-casado que conhecemos hoje em dia é uma variação das já famosas receitas de casadinhos portugueses. Estes doces são comuns até hoje em dia em Portugal, sendo assim um item indispensável nas festas e comemorações lusitanas. A diferença básica entre casadinho português e o bem-casado brasileiro é que a textura do casadinho português é mais densa. Ambos são descendentes indiretos do multi-centenário Alfajor árabe.
Os bem-casados denotam uma doce união. Segundo as tradições descritas na bíblia Deus criou primeiro o homem, Adão, e depois a mulher, Eva. Em seguida, uniu-os como se fossem uma só pessoa. O significado do bem-casado se resume simbolicamente a está união de dois seres distintos que se completam, tornando-se um só corpo.
É uma lembrança que simboliza a união e o amor. A lenda diz que cada convidado que saborear o bem-casado será abençoado com a mesma sorte e felicidade: encontrar o amor verdadeiro.
O bem-casado tornou-se o doce mais tradicional e famoso das festas de casamento; e ao longo dos anos começou a marcar presença em diversos tipos de eventos e comemorações. Normalmente servido no final das festas de casamento eles trazem sorte e prosperidade aos noivos, simbolizando assim sua união.